Nossa História

Já se somam 62 anos de uma história de amor, doação, serviço e educação construída sempre à sombra e à proteção de três grandes educadores: Jesus, Maria e José. Deles aprendemos as maiores lições das quais o homem necessita para a vida: o amor, a prudência, a escuta, a esperança e a fé, que é a certeza de poder contar com a força de Deus.

Foi no ano de 1958, quando o então Pároco desta comunidade do Senhor do Bonfim, Pe. Eduardo Barros Leal, preocupado com a Educação cristã da nossa gente, solicitou do Senhor Bispo Dom Antônio Lustosa uma comunidade religiosa que pudesse colaborar nos trabalhos pastorais. Atendendo ao apelo, a comunidade aqui chegou no dia 17 de março deste mesmo ano, sob as bênçãos da Igreja.

No dia 25/03 foi então fundada por Rosita Paiva, Superiora Geral das Josefinas, a pequena escola que recebeu o nome de Educandário Mater Amabilis.

A primeira direção da escola era composta pela Irmã Laís Gondim Lopes como Diretora; como Vice-Diretora a Irmã Maria do Socorro de Moura Beleza; Tesoureira a Irmã Alzira Chaves e Secretária Irmã Maria da Conceição Xavier.

No início, trabalhávamos somente com a Educação Infantil, tentando viver com estes pequenos de quem Jesus diz ser necessário sermos imitadores para ganhar o céu, uma esperança viva, um amor sempre crescente. O tempo foi passando e a pequena escola sentiu necessidade de ampliar-se para atender àqueles que a buscavam com o desejo de aprender conosco, não somente a ler e escrever, mas sobretudo, amar, pois esta é a grande lição do mestre maior. Em 1972, a escola passou a ser chamada Instituto Mater Amabilis, com turma de Jardim I a 4ª série. Somente em 1973 iniciaram-se as turmas do 1º grau maior, porém apenas com a 5ª série.

Atualmente, o CMA possui 15 turmas, do Infantil 2 ao 9º ano, dispondo de uma ampla infraestrutura: biblioteca, auditório, laboratório de informática, sala de dança, laboratório de ciências, ginásio esportivo, playground, pátios, etc.

Ao longo dos seus 62 anos, o CMA vem contribuindo para a formação de cidadãos competentes, participativos, livres, criativos e felizes, através da sua ação educativa inspirada nos princípios da filosofia Cristã, tendo em vista os valores universais intrínsecos na base da cidadania.

Por tudo, demos graças a Jesus Mestre, inspirador maior de nossa prática pedagógica cristã, pois sem Ele nada podemos fazer.

Proposta Pedagógica

Como Instituição Católica, fazemos opção por uma Igreja Profética, libertadora, missionária, participativa, samaritana. Uma igreja ecumênica, aberta ao diálogo interreligioso, que busque resgatar a dignidade humana, restituindo-lhe vida plena para todos.

 

Nós, como educadores josefinos, optamos por uma educação direcionada para a liberdade com responsabilidade participativa, cristã, que valorize a partilha, a fraternidade, a justiça, e o diálogo; que esteja em constante atualização, com a preparação do aluno para a vida, para que possa restituir o seu papel na sociedade como sujeito e agente do respeitado em sua individualidade de modo a propriciar um crescimento humano enquanto ser político, social e cristão.

 

Para isso, faz-se necessário uma metodologia dialogada, baseada na pedagogia do amor, aberta ao novo, construída com experiência de outros, trabalhando desde os pequeninos, a questão da sensibilidade e da consciência, possibilitando uma formação integral e libertadora.

 

Nesta perspectiva, o Educador Josefino deverá desenvolver o seu trabalho junto ao educando, numa assistência individualizada e personalizada, educando para a participação consciente e para a cidadania, sempre atento àqueles que mais necessitem do seu apoio, estímulo e compreensão. Como Educadores cristãos nos propomos a assumir os seguintes critérios:

 

- Posicionar-se na prática de Jesus Cristo, através de uma formação permanente, tendo como critério a linha pastoral da Igreja.

- Desenvolver um planejamento participativo através dos serviços existentes (SOR, SOP, SOE).

- Vivenciar o carisma do instituto dentro da Comunidade Educativa.

 

Enfim, queremos uma escola evangelizada e evangelizadora, com um ser humano atuante, interativo, sensível, flexível, fraterno, crítico, otimista, altruísta, comprometido, instrumento de transformação social.

Entre em contato

0(85) 3283-4043

0(85) 3283-2617

Endereço

Todos os direitos reservados ao Colégio Mater Amabilis.

Desenvolvido pelo Serviço de Informática Pedagógica.

Rua Padre Anchieta, 438

Monte Castelo

CEP: 60325-520 Fortaleza - CE

Trabalhe conosco

Envie seu currículo para secretariamateramabilis@gmail.com

INSTITUTO JOSEFINO

Conheça e

Congregação Josefina

Visite Nossas Redes Sociais